Projeto “Restauro de Obras do Acervo”


O Projeto “Restauro de Obras do Acervo – Col. João Sattamini e MAC de Niterói” é uma iniciativa do Museu de Arte Contemporânea de Niterói em preservar o seu acervo, no qual constamos principais movimentos e artistas brasileiros atuantes a partir da segunda metade do século XX. Tal perfil o faz ser reconhecido no país e no exterior como uma das principais coleções de arte brasileira.

Nesta primeira edição foram contempladas 4 obras representativas do estabelecimento da abstração no país: são pinturas de Cícero Dias, Almir Mavignier, Manabu Mabe e Tomie Ohtake, que exemplificam pelos dois primeiros nomes os experimentos com a arte abstrata antes da afirmação local do concretismo. E, no caso dos dois últimos, a vertente conhecida como “informal”.

O restauro foi executado por Humberto Farias e sua equipe / Holos Consultoria Ambiental, durante o período de Maio de 2011 à Outubro de 2012.

Os quadros restaurados poderão ser vistos na exposição “Arte Contemporânea Brasileira” no 2º andar (gomo nº 2) do MAC de Niterói e aberta a visitação de terça a domingo, das 10h às 18h (às quartas com entrada franca).

O projeto foi realizado com o patrocínio do Governo do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura – Edital de Artes Visuais 2010.